sexta-feira, 18 de abril de 2014

Falando chinês.


O chinês é uma das línguas mais faladas do mundo, especialmente entre os chineses, claro. Também pudera, eles são quase 20% da população mundial. Mas, se o chinês não for sua língua materna, então será uma língua muito difícil de aprender. Os chineses sabem disso. Por isso, ficam tão empolgados quando um “narigudo” - maneira “carinhosa” de se referir a um estrangeiro - fala, ou tenta falar em chinês. Não importa quão pequena seja a frase, eles vão aplaudir seu esforço e mesmo que não tenham entendido muito bem o que você quis dizer vão fazer que sim: "Hao, hao!" (bom, bom!). E é mesmo sincero.




Pode ser apenas um “ni hao” (olá) e alguns já se empolgam e elogiam, “Nossa, como você fala bem!” Mas, daí você não pode agradecer, tem que dizer “na li, na li”, que significa mais ou menos “imagina, nada disso”. Tem que se fazer de modesto, mesmo que a sua frase tenha saido com perfeição. Nos mercados de pechincha sempre me dou bem se procuro falar em chinês. Os vendedores dizem mesmo que vão dar tal desconto só porque eu falei na língua deles. Que gracinhas! Lá no fundo eu sei que é só papo, mas eu gosto de acreditar que meus esforços estão sendo recompensados. 



É óbvio que há exceções. Afinal, nem todo mundo acorda de bom humor e com vontade de se esforçar para entender um sotaque esquisito. Há aqueles que vão fingir que não estão entendendo, mesmo quando estão. Há aqueles que têm preguiça de explicar ou dar uma informação e vão mandar você pro primeiro lugar que lhes vier à cabeça. Por sorte o senso de humor chinês é bem diferente do brasileiro e, pode ficar tranquilo, que nenhum vendedor vai te mandar pra “aquele lugar” só pra se divertir.

4 comentários:

  1. Muito legal seu blog Glaucia!!! Com bastante informações interessantes! E vc escreve muito bem também! Bjo! Indiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Indiara,é novidade para mim tb, estou treinando. Bj.

      Excluir
  2. Oi minha querida amiga, mesmo estando na correria, tenho achado sempre um tempinho para acompanhar o que escreve. Estou adorando ler o seu blog, principalmente por ter tido a oportunidade de ter passado alguns dias nesta terra cheia de "chinesices" e esquisitices. Como já te disse, amei a viagem e acompanhar o que escreve, me faz matar a saudade. Um beijo grande, Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frávia sua maluca! Quando você vier de novo pra cá vai ter que dirigir a Filisbina! Bjs.

      Excluir