terça-feira, 22 de abril de 2014

Vou de taxi

Olha o taxi lá atrás dos chinesinhos. Acho que ficam rindo da nossa cara!
A não ser durante o verão, pelo resto do ano raramente chove em Pequim. Tomara que você não precise pegar um taxi num dia de chuva. Os taxis não param! Já tentaram me dar várias explicações, nenhuma me convenceu. Uns dizem que os motoristas não querem molhar os bancos do carro pegando passageiros encharcados; outros que eles têm medo de dirigir na chuva porque são muito barbeiros; e até quem me responde "mas pra que você quer sair de casa debaixo da chuva?" quando pergunto.




Ou seja, a verdadeira razão continua sendo um mistério.


Quando você precisar pegar um taxi em Pequim lembre-se de levar o endereço do lugar para onde quer ir escrito EM CHINÊS. Também pode ser apenas o nome do local EM CHINÊS. Por exemplo, um lugar muito frequentado pelos turistas é o Mercado das Sedas. Não adianta dizer o nome em inglês, Silk Market, melhor saber dizer "Xiushui" se não tiver um cartãozinho do local. 

Ajuda muito conhecer os nomes dos viadutos. Pequim tem anéis viários que circundam a cidade e muitos viadutos nas intersecções. Eles são usadas como referência para localização. Um endereço com nome de rua, número da casa, como estamos acostumados, de pouco adianta. A cidade passa por constantes alterações no seu desenho urbano. Quadras interiras são demolidas da noite pro dia e até parques inteiros "brotam" em questão de meses. Portanto, as referências geográficas tem que se basear em outros critérios.

Tirar a sorte grande é quando você pega um motorista de taxi inspirado que resolve interagir. Certa vez, um deles tinha um instrumento musical feito de tabuinhas que fazia um som estalado, mas muito ritmico. Depois descobri que o nome é "kuai ban". Ele ia batendo as tabuinhas enquanto cantarolava alguma coisa que parecia um rap. Era o carro parar num sinal ou num engarrafamento que lá ia ele. E como o trânsito em Pequim é bem travado, pude aproveitar bastante o show do Seu Taxista. Não me contive e pedi para ele deixar eu gravar no celular. Tenho a prova do crime! Peço desculpas pela qualidade do video. Foi feito num celular velhinho e às pressas com o carro parado no meio da rua.





2 comentários:

  1. Cadê o video Glau? Não consegui visualizar e to curiosa, huahuahua! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Cínthia, o video está abaixo do texto. Talvez algum problema de configuração aí no Brasil? Expermentei em outro PC e em outro sistema operacional e abriu. Não sei porque não consegue ver, querida. Alguém mais está tendo o mesmo problema? Bjs.

    ResponderExcluir