sexta-feira, 9 de maio de 2014

Encontro de aliens.

Comerciantes da etnia Uigur numa feira em Kashgar, XinJiang.


No Brasil temos um jeito muito peculiar de lidar com as diferenças étnicas. Vindo de um povo tão miscigenado como o nosso, dizer que chinês, japonês ou coreano é tudo igual parece só mais uma gracinha. Pois saibam que são bem diferentes entre si. Pasmem, mas existem na China mais de 50 minorias étnicas segundo dados oficias. Lembram dos Uigures, por exemplo?






Certa vez, numa estação de metrô aconteceu uma coisa bem inusitada. Estava caminhando para a saída da estação quando quatro "chineses" de alguma dessas etnias vieram caminhando na direção contrária a minha. Não pude deixar de olhar para eles. Na verdade, acho que os estava encarando, de olhos arregalados, sem me dar conta. Eram tão coloridos, as roupas muito bonitas e ornamentadas, seus rostos também eram diferentes dos do povo de Pequim, os cabelos, tudo era exótico. 
Crianças da etnia Miao de Guizhou. Foto de Feng Cheng em http://www.chinaculturecenter.org
Quando me dei conta, eles estavam olhando pra mim com o mesmo espanto que eu olhava pra eles. Como se eu fosse de outro planeta. Tomei um susto! Acho que também nunca tinham visto alguém tão exótico como eu ... hahahahha. Imaginei que deveria ser assim um encontro entre marcianos e venusianos.

2 comentários: