domingo, 25 de maio de 2014

Domingo no Parque.

Medo!!!!
 Final de semana nos parques espalhados pela China é sempre divertido. Há crianças correndo e brincando como na maioria dos lugares do mundo. Há também parques de diversões com brinquedos típicos de parques, mas às vezes  aparecem uns brinquedos com personagens suspeitos com caras esquisitas, meio assustadoras. É, mas nós também gostamos de assustar nossas crianças com caras de palhaço enormes e apavorantes. 

Bom, voltando à China, há grupos praticando tai chi chuan e lutas marciais, outros fazendo coreografias com espadas, bandinhas tocando e senhoras cantando ao microfone com voz esgarniçada que para nossos ouvidos são uma afronta auditiva. Outras se juntam para dançar desde coreografias tradicionais até umas  coisas mais moderninhas. 




Há  senhores jogando Mahjong (um jogo típico chinês que se joga com pedras do tipo de dominó. Vejam em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahjong), nunca mulheres ... esquisito. E muitas atividades em grupo.
Jogando Mahjong

Uma das coisas mais bonitas de se ver são artistas que utilizam grandes pincéis embebecidos em água e que vão escrevendo poemas antigos pelo chão. A água vai evaporando e ficam os rastros das letras pelas calçadas. Notem as moças atrás jogando um jogo de petecas com os pés.


O resultado da escrita com água é este:
Como havia dito em outro lugar, a vida nos espaços públicos é sempre animada e colorida. Há sempre uma atividade para a sua faixa etária. O negócio é entrar no ritmo e curtir o movimento e a beleza do lugar.

4 comentários:

  1. Seu blog é uma verdadeira viagem pela cultura chinesa! Isto deve virar um livro depois!

    ResponderExcluir
  2. que legal Glaucia. Gosto do teu jeito de escrever.

    ResponderExcluir