quinta-feira, 12 de junho de 2014

"Jia You, BaXi!" Vamos lá, Brasil!

Botequinho decorado para receber seus clientes para festa da Copa - Pequim.
Ai ai ai.....daqui de cabeça pra baixo é tão difícil captar qual o ânimo e o clima de Copa do Mundo no Brasil. Com o meu país ganhando uma visibilidade absurda neste momento eu fico nervosa. Será que vão mostrar um monte de estereótipos idiotas para o mundo? O que vai ser? Gente festeira, bundas, praia, favela? Tudo isso regado à salsa ou uma dança caribenha qualquer e gente pobre, mas feliz da vida pulando carnaval - o ano inteiro - pelas ruas esburacadas com vista para o mar? 




Alguém pode me explicar por que numa reportagem da CNN sobre a presença do Exército em "áreas perigosas" (leia-se pobres) aparece um jumento desfilando livremente pelas ruas?  Vão me perguntar por aqui se é de criação, se a gente também aprecia carne de jumento (recheio mais comum dos salgados por aqui)!!!!! Por este lado do planeta o que se fala é sobre as obras inacabadas, o custo absurdo da copa, das greves e protestos. Pelo menos isto tudo não é nenhum estereótipo...infelizmente.

Olha a camiseta que está a venda numa loja de produtos esportivos num dos lugares mais badalados da cidade. Ela custa mais ou menos uns R$ 75,00 e vem nas versões masculina e feminina, em azul ou em amarelo: "Eu sou do Brasil - Cadê o Estádio de Futebol?"

Esta doeu! Dizer o quê?

Pátio de um Shopping em Pequim na tarde de 12 de junho.



Mas, espero que a gente faça bonito e que nada estrague a nossa imagem de povo amistoso, gente legal. Explico: por algum e por vários motivos na grande maioria dos países é sempre bacana dizer que é brasileiro. Te tratam com mais paciência e até simpatia. Afinal, a gente não anda em grupos de 100 ou mais fazendo uma zona danada e atrapalhando, quando não entendemos a língua do local não perguntamos "do you speak my language?", e por aí vai. Mesmo antes de ficarmos mais ricos e sair gastando por tudo que é shopping, free shop, outlet e lojinhas de souvenir mundo afora, faz tempo já éramos queridos. Somos bem simpáticos mesmo :) E como adoramos colocar carinhas felizes nas mídias sociais :) ;)





Parece que a China inteira vai estar torcendo para a seleção verde e amarela.















Febre de produtos com cara de Brasil espalhados por todos os cantos.


Ele não tem ideia do que diz na camiseta.

Ontem mesmo peguei um motorista de taxi de mau humor. Daqueles que olham pra sua cara "nariguda" (igual a de todos os gringos) e já emburram. Mas, quando vi que ele tinha uma daquelas capinhas de proteção de volante do time de futebol daqui de Pequim, o GuoAn, aproveitei pra puxar papo. Perguntei se ele gostava de futebol e ele murmurou qualquer coisa incompreensível (motoristas de taxi têm um dialeto próprio). Não desisti e disse que eu perguntava por causa da capinha do GuoAn que ele tinha. Acho que ele disse que o carro não era dele e que ele nem estava aí pra tal capinha (um sujeito refinado).  Incrível! Foi só eu dizer que era uma pena porque eu era brasileira e a Copa já ia começar..... ele nem me deixou terminar a frase e já abriu um sorrisão! "Ah, BaXi (Brasil)! Que legal! Brasil é legal!" E todo  o astral mudou. Bem bacana! Bom, tem que ter alguma vantagem em ser brasileiro :) :)

Jia you BaXi!!!! Vamos lá Brasil!!!!



2 comentários:

  1. Estou tendo a mesma impressão sobre "gostarem de brasileiros" aqui na Italia. Vim pra cá preparada para enfrentar algum tipo de preconceito mas, quando sabem que somos brasileiros, abrem o maior sorriso e desarmam a típica cara emburrada que fazem no comércio. Interessante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Stela. Tantas gentes, tantas trocas, e a gente deu nisso!!!!!

      Excluir