domingo, 21 de setembro de 2014

O moderno e o kitsch.

Obra de arte no shopping- é um fusca de verdade!
Puxa vida, acho que no último post não deixei a melhor das impressões sobre o estilo dos chineses, sobre classe e elegância. 

Para me redimir vou falar de uma outra China que pouca gente imagina que exista. É uma China rica sim, mas de classe, high tech e "artsy", cheia de bossa. 

Claro que há exageros de consumo e uma busca de distinção e diferenciação que se mostra de variadas maneiras, como nos carros do último post. 


No entanto, muitas pessoas se impressionam quando chegam aqui e se deparam com arranha-céus modernísimos e com a qualidade dos produtos e serviços que nem sequer sonhavam ser possíveis.



Há muito mais centros de compra e lojas de marcas high end por metro quadrado nas grandes cidades da China do que na maioria dos países de primeiro mundo. Shoppings de luxo se espalham com uma rapidez alucinante e cada vez com características mais chinesas que internacionais. Os consumidores chineses classe AA (muitos As) são ávidos por roupas de grife, jóias, acessórios, carros, condomínios de luxo, clubes de golfe, vinhos, obras de arte e todo o estilo que seu dinheiro novo pode comprar. 


Um dos lugares onde se encontra um pouco de tudo isto e que representa um tanto deste outro  lado da moeda é o shopping Park View Green ou Fang Cao Di em Pequim. O shopping é um lugar impressionante, foi construído utilizando o estado da arte da arquitetura sustentável e tecnologia de ponta. Vindo da rua, o choque que se tem ao entrar é de como ter sido transportado para outra dimensão de tempo e espaço. 

Entrando no Fang Cao Di.

Lá você encontra marcas como Stella McCartney e Breitling, mas também cafés e restaurantes maravilhosos e com preços bem acessíveis. Nos jardins externos que dão para a rua ficam expostas ao ar livre esculturas de Dali ao alcance das mãos. Há obras de artistas nacionais e internacionais distribuídas pelos pátios, penduradas no teto, decorando os corredores. 

Olha aí um Dali.
E mais outro.
 



















Reza a lenda que um empresário muito abonado e apaixonado por arte, possuidor de uma das melhores e mais valiosas coleções de obras de arte de toda a Ásia, encontrou na lei uma brecha para aliviar seus impostos através da exposição das obras de sua coleção em espaços públicos. Muitas delas foram espalhadas pelo Fang Cao Di.
Uma das entradas do Fang Cao Di - escultura da Fênix.


Arte para todos os gostos.


Arte engajada comunista.


Os banheiros do primeiro andar são réplicas de banheiros de avião.



Então, camaradas, dá agora pra dizer que os chineses têm gasto seus Renmembi com mais estilo?

Sempre alerta!

2 comentários: