domingo, 16 de novembro de 2014

Descompasso civilizatório.

Um dos estereótipos que tinha sobre a China se esvaiu rapidinho depois de apenas algumas semanas aqui. Sabe aquela imagem do sábio mestre kung fu que prega o cultivo da paciência e que chama o discípulo de gafanhoto, tipo o mestre Splinter das Tartarugas Ninjas ou aquele outro do Kung Fu Panda, o Shifu, que quer dizer mestre mesmo. Ah, sabe por que são todos ratos? Porque o rato é tido como símbolo de sabedoria na cultura popular chinesa. Bom, este estereótipo foi por terra porque chineses não têm nada de compenetrados, pacientes ou quietos no trato coletivo. 


Engraçado que de tempos em tempos há campanhas "civilizatórias" divulgadas pelo governo nos meios de comunicação. Veja esta de 1950 que alerta sobre o risco de doenças causado pelo mal-hábito de escarrar nas ruas. 
https://www.youtube.com/watch?v=M5YRUspGnag


Parece que não surtiu muito efeito... Por onde passam fazem muito barulho; buzinam, gritam, choram e esbravejam (são super emotivos), escarram e arrotam à vontade, empurram e furam fila.

Até algumas semanas atrás havia outra campanha na TV para "educar" os turistas chineses no exterior. Os protagonistas eram pandas mal-educados aprontando chinesices mundo afora. Parece que ficaram tão ofendidos que a TV foi obrigada a tirar do ar a campanha. Confiram, vale a pena: 

https://www.youtube.com/watch?v=YQUEShirD8E

A primeira vez que vi uma briga de rua aqui em Beijing estava imaginando que seria alguma coisa tipo no filme "O Tigre e o Dragão". Golpes calculados, saltos elegantes, movimentos precisos. Uma arte! Que nada!!!! Decepção total! Teve gritos, xingamentos, chutes e pontapés nas "partes", dedo no olho, puxão de cabelo, arranhão na cara, quase um "telecatch" ao vivo. Uma visão do inferno! Hahaha!

Hoje enquanto fazia uma caminhada inofensiva pela vizinhança, um carro que estava andando sobre a calçada tentou passar por cima de mim. Como não arredei o pé e o obriguei a parar para que eu continuasse caminhando "na calçada", depois de passar por mim, ele abriu a janela e gritou bem bravo: "Fuck". 

É .... às vezes algumas chinesices ainda nos pegam de surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário