sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Kit básico de sobrevivência.

Kit básico de sobrevivência para passeios na China: lencinhos de papel, lencinhos umedecidos e desinfetante para as mãos. Não saia de casa sem eles. Ah, e leve sempre uma barrinha de cereais, pois dependendo do buraco em que você for se enfiar, pode nem encontrar um lanchinho que se adeque a seu paladar. 



Há banheiros públicos por todos os cantos, você não vai se apertar. Um mais exótico que o outro, mas nenhum tem papel higiênico. Por exemplo, se você tiver vontade de fazer pipi quando estiver visitando a Cidade Proibida, há uma grande chance de conhecer outra atração turística chinesa. Sugiro que você encare como uma experiência antropológica. 

Preste atenção, banheiro chinês é assim como este abaixo, não se iluda, são mais comuns do que você imagina.


Alguns outros têm divisão entre os "buracos" e até casinhas indiviuais, não se preocupe! Mas alguns são piores que este.


Que tal este num restaurante?

Terrorismo à parte, é claro que você encontra banheiros de assento como os nossos, com papel e tudo mais, geralmente em shopping centers ou lugares mais frequentados por ocidentais. Então, a não ser que você planeje se manter dentro da bolha de conforto do seu hotel, se resolver se aventurar vai inevitavelmente ter que enfrentar um banheiro público fedorento e sem divisórias entre as privadas (nem tão privadas assim), vai ter que se acocorar e relaxar. Ou vai ter problemas intestinais! 





O padrão de higiene chinês é muito diferente do brasileiro. Parece maluquice de gente que tem TOC? Vou contar que até quando pego um voo de uma empresa aérea chinesa, sempre acabo tendo que limpar a mesinha de refeições. Salva pelos lencinhos umedecidos, ufa! Há sempre lembranças do apetite voraz do passageiro anterior. Também pudera, quem pode resistir às opções "arroz sem gosto com frango de isopor e brócoli zumbi" ou "miojo com pelanca de bode e raíz de lotus"?! 

 
É bom se precaver, especialmente se viaja com crianças. Aprendida a lição, certa vez, num voo longo com minha filha passamos num Starbucks para nos abastecer antes de embarcar. Assim que abrimos nosso lanche no avião uma chinesa sentada ao lado já veio bisbilhotar. Esticou bem os olhos e depois perguntou sem hesitar, "você não sabe que eles servem refeição durante o voo?" Vai explicar...

Caixinha com o almoço da China Southern. Quem resiste à uma refeição "calor, refrescante, harmônica, nutritiva" como descrito acima em "chinglês"?
Eu sei que comida de avião deixa sempre a desejar, a não ser que você viaje de executiva ou de primeira classe. Uma amiga muito querida (cujo marido tem um alto cargo numa multinacional) inocentemente me disse que estava ansiosa para embarcar de volta pra casa. Como é louca por doces, só de pensar no carrinho de sobremesas, com baclava, mousses, frutas frescas, etc., que serviriam durante o voo, ficava com água na boca. Já me imaginei esticadona na poltrona inclinada a 180 graus me lambuzando de mel e nozes, ai, ai. Hã? O quê? Daí acordei e disse, "Sim, claro, lá na classe executiva onde você viaja, mas na 'monkey class' onde os outros pobres mortais têm que ir pendurados e espremidos... com sorte um chocolatinho Nestlè de sobremesa. Hahahhaa!"

Mas, mesmo que você apenas consiga embarcar na "monkey class", venha sem medo. Isto aqui vale muito a pena. Garanto que será uma experiência inesquecível!

Zai jian 再见
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário