sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Xin Nian Kuai Le! Feliz Ano Novo!

Este é o Ano do Carneiro!! 
 
Nosso carneirinho de pelúcia. Veio como presente na cesta de Ano Novo que o sindicato mandou. Os óculos são meu toque pessoal.


Há vários festivais tradicionais na China, mas sem dúvida o mais celebrado em todo canto do país, e também em boa parte do sudeste e leste da Ásia,  é o Festival da Primavera, ou Ano Novo Chinês. Este cai no primeiro dia do primeiro mês do calendário lunar chinês (geralmente em janeiro ou fevereiro do calendário solar). Os chineses Han e muitas das minorias celebram o Festival da Primavera. Há muitos fogos de artifício (afinal, foram eles que inventaram a pólvora), danças típicas, comidas especiais e muitas superstições. 

Por exemplo, Nian é o monstro terrível meio leão, meio dragão que vive sob as águas ou nas montanhas (paradeiro incerto) e que à época do Ano Novo vem aos vilarejos para destruir tudo, comer os bichos e a lavoura e devorar pessoas, especialmente crianças. Mas Nian tem seu calcanhar de Aquiles, ele tem ouvidos muito sensíveis e não suporta a barulheira dos rojões. Ele também tem medo de vermelho, então soltam fogos e rojões e usam e abusam do vermelho que é para Nian não se aproximar.

 
Representação de Nian. Em: http://www.vancitybuzz.com/2014/01/chinese-new-year-2014-vancouver-events-guide/

 As festividades podem durar até 15 dias e cada dia é dedicado a uma atividade diferente, o centro de tudo é a fartura, a boa sorte e claro, a culinária. 

Em: https://www.finedininglovers.com/recipes/appetizer/dumplings-recipe-dim-sum/
Por exemplo, no norte da China na véspera do ano novo e na manhã do primeiro dia deve-se comer jiao zi (um tipo de ravioli com massa mais fina e recheado de legumes e carne, mas comido sem molho) para dar sorte, mas especialmente porque jiao quer dizer "conectar" e desta forma, tudo de bom do ano que passou pode ser conectado e continuar no novo ano. 

No sul, a tradição pede que se coma dim sum (comidinhas, entre as quais o won tong, que é um jiao zi com massa mais fina ainda e feito no vapor).


O hong bao da Xiang.
 Como no Natal cristão há troca de presentes, mas no caso chinês, trocam-se envelopes vermelhos, os hong bao, com dinheiro. A quantidade vai depender da relação entre as duas pessoas e também do grau de hierarquia. Avós geralmente dão aos netos pequenos hong baos com pequenas quantidades para comprarem um agradinho. Mas, eu dei um hong bao para a moça que me ajuda aqui em casa com um salário inteiro dentro, como um décimo-terceiro. E não poderia ser diferente, isto já era esperado por ela. 

Falando na Xiang, a nossa ayi (literalmente quer dizer "tia", mas é o termo usado para as moças que fazem trabalho doméstico), ela foi passar o Ano Novo na casa da família como a maioria dos chineses o faz. Serão 18 horas no trem para chegar até lá. Mas é quando todos se reúnem para a grande confraternização. O Ano Novo Chinês produz a maior migração humana sazonal da Terra com mais de 3 bilhões e meio de viagens durante o período!!!!!!


 
Mapa que visualiza as viagens feitas durante o Ano Novo Chinês. Em: http://www.vancitybuzz.com/2014/01/chinese-new-year-2014-vancouver-events-guide/
"O último trem para casa", filme de LiXin Fan de 2009 é maravilhoso. Mostra um pouco desta chinesice impensável que é toda esta gente indo e vindo pra cima e pra baixo, passando por situações insanas para cumprir uma obrigação social. É muito interessante.


E como não poderia deixar de ser, o sincretismo chinês mantém a decoração de Natal até hoje, lado a lado com a decoração de Ano Novo Chinês, ou "tudo junto ao mesmo tempo agora".





Shopping em Beijing: lanterna chinesa e árvores de Natal ao fundo.



Carneirinho, carneirão, neirão, neirão.....


Presépio de Ano Novo??????? Carneirinho natalino?


新年快乐 Xin Nian Kuai Le! Feliz Ano Novo!



Monstros Nian estilizados e a bola de Natal lá atrás. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário