quarta-feira, 20 de maio de 2015

A mulher do senhor Ling Ling.

Lá estava o senhor Ling Ling na mesma vila onde nasceu e sempre viveu, perdido em seus pensamentos, acocorado a pitar seu mata-rato baratinho, como fazem os chineses quando precisam por a cachola pra funcionar. 
Ele passava dos 50 anos e nunca havia se casado nem tinha filhos. Não era rico, nem bonitão. Não tinha nome de família importante e nem todos os dentes na boca. O senhor Ling Ling precisava dar um jeito na sua vida. Logo ia ficar mais velho, talvez doente e solitário. Como seria seu futuro? Quem cuidaria dele? Ele não vai ter pensão de aposentadoria. Tudo que tem guardado são suas economias de anos de trabalhos braçais e bicos que fez aqui e acolá. 

Então, entre uma pitada e outra uma faísca de ideia se acendeu. Ele agora sabia o que devia fazer. Avisou seus velhos pais que torceram o nariz e fizeram de conta que não tinham entendido. Isto era sinal de que seu plano era aprovado.
Ponte típica da etnia Dong da província de Guizhou.

Algum tempo mais tarde levou a moça para conhecer os pais e a família do irmão. Ela foi recebida sem cerimônia, sem entusiasmo, sem julgamentos. O senhor Ling Ling parecia estar satisfeito com sua aquisição. Sim, ele gastou parte de suas posses para "comprar" a mulher.

Com o passar de alguns anos, no entanto, ela entristeceu, reclamava e choramingava.  Precisava visitar sua família que há tempos não via. O senhor Ling Ling concordou e então a colocou num trem. Um trem que partiu pra bem longe e nunca mais voltou.

O senhor Ling Ling, um pouco mais velho, mais pobre e menos esperançoso, continua morando na mesma vila, sem mulher, acocorado, pitando seu mata-rato. 

A mulher a esta hora por certo se encontra em outra vila, com outro senhor Ling Ling, a sonhar com o dia de novamente visitar sua família em sua terra natal.

--------

Aviso: esta é uma obra parcialmente de ficção. O nome do senhor Ling Ling não é este (dããã...), o restante todo é verdade. Esta história não aconteceu no século passado, aconteceu com "meu" senhor Ling Ling há 3 anos. Sim, o tráfico de mulheres na China é fato! É ilegal, mas ainda um costume em voga em muitos lugares.

3 comentários:

  1. Bem interessantes tuas histórias, e esta foto é demais!

    ResponderExcluir
  2. Puxa Mimi, obrigada. Fico imensamente feliz que tenha gostado. Para mim significa muito vindo de você, uma das maiores feras do estudo de relações de gênero que conheço. Bj.

    ResponderExcluir