quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Dia dos Solteiros - guang gun jie (光棍節).

Chega de ficar sozinho, é hoje, dia 11/11, o dia em que sua solidão vai acabar.  Mas, só se você fizer compras online, OK?
Em: http://wei-ukconsulting.co.uk


O "Dia dos Solteiros" começou como uma brincadeira entre estudantes de uma universidade na cidade de Nanjing nos anos 1990. Alguém teve a genial ideia de associar a data 11/11 à pessoinhas solitárias mas, tão próximas umas das outras. 





Como já contei para vocês no post Pode entrar com o pé esquerdo ..., chineses são malucos com estas coisas de números e simbolismos. Então, fico até pensando que demorou demais para chegarem à conclusão que 1+1=2. Tudo ao seu tempo... 

Imagino que demoraram alguns milênios para fazer esta conexão por uma razão bem simples. Casar ou não casar nunca foi uma questão que preocupasse as cabecinhas deles. Eles se casavam, oras bolas. Então vieram a política do filho único, a abertura do mercado, a urbanização, o ritmo de vida e as cobranças profissionais dos nossos dias. Resultado: o casamento certo e arranjado foi cedendo lugar às opções mais complicadas. Pronto, encontrar a sua cara-metade virou um problemão!

E é aí que uma ideia boba como ter o "Dia dos Solteiros" colou muito rápido porque, apesar de toda modernidade, casar e constituir família ainda é o que se espera dos jovens chineses. Lembram-se do post Feira de Noivos??? Pois então. Dados oficias apontam para quase 250 milhões de solteiros na China, mais ou menos 1/5 da população.


You tiao.
Em: http://kaleidoscope.cultural-china.com
Bom, mas o que fazem os solteirões neste dia para dar sorte? Começam pela manhã comendo you tiao (油条) que é uma massa frita, tipo um churro, parecem palitos, numerozinhos solitários. Entendeu a relação? 

Saem para jantar e fazem festas com outros solteiros, tem muito karaokê, encontros às escuras e também uma singela troca de presentinhos para "consolar" os pobres solitários. 

Hoje em dia fazem gracinha com os amigos enviando pequenas quantidades de e-money através do Wechat (o aplicativo de rede social mais usado na China). Até eu recebi um "dinheirinho"!!! 


Até que em 2009 um gigante do comércio online da China buscando competir com o sucesso de vendas do "Black Friday" norte-americano, escolheu o 11/11 para ser um dia de grandes descontos para as compras feitas em seu site. Batata! Estourou! 

Em: http://www.nanjingmarketinggroup.com/

A tendência de fazer compras online é mundial, mas como sempre, os chineses são superlativos.


Se para os românticos vai dar sorte comer churros e trocar presentinhos não sei, mas que vai dar muita alegria para os donos de comércio eletrônico, ah, isso vai! 

Sabe qual a previsão de negócio para este ano? Quase 10 bilhões de dólares em vendas online neste dia 11/11! 
"11/11, como vamos comemorar o nosso dia dos solteiros?"
Em: http://www.qqtn.com/



Mas, enquanto alguns ficam mesmo deprimidos se passarem o dia sem companhia, para a alegria da diversidade, há sempre os rebeldes, aqueles que não se rendem à pressão, bravos lobos solitários. Estes têm pego carona na data para celebrar o "Dia do Orgulho Solteirão". Não é genial? 


Em: http://www.sodahead.com/












Romântico incorrigível ou solteirão invicto, não importa! 
11/11 é momento bala ! Guang gun jie kuai le! Feliz dia dos Solteiros!



PS: Viram agora que estou fazendo "expansão de postagem"? Acho que melhora o acesso aos posts do blog. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário