quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Nós batemos papo: WeChat - WeiXin 微信

WeChat, sim nós batemos papo, mas também fazemos muito, muito mais do que apenas blá, blá, blá. 


WeChat, ou como se chama por aqui, WeiXin, literalmente quer dizer, "micro carta" mas, de micro deve ter só o chip do telefone! É o maior aplicativo de mensagens do mundo!!! Uma bela chinesice!



Foi lançado em janeiro de 2011 pela Tencent, uma das maiores empresas de internet do mundo. E pasmem, nem cinco anos depois de lançado tem mais de um bilhão, sim um bilhão, de inscritos e mais de 700 milhões ativos. Destes, a bagatela de 70 milhões apenas fora da China. Meu Deus, é tudo superlativo! 

É como ter WhatsApp, Facebook, Twitter, Skype, tudo ao mesmo tempo junto. Isto se pensarmos somente em redes sociais. Mas, o mais incrível, aquilo no que o WeChat inovou, foi na conexão com os "light weight apps", só para começar. 

Antes de mais nada é bom deixar bem claro que não sou nada geek e que este é o meu relato como usuária do WeChat. 

Pois bem, o que se pode fazer no WeChat? Como rede social, tudo que se faz no WhatsApp: mandar mensagens de texto, de voz, fotografias, videos, fazer chamadas de voz.  E MAIS: fazer chamadas com video como no Skype ou no Face Time, mandar músicas, dinheiro, cupons de desconto e de promoções. Como no Facebook pode-se postar fotos e mensagens, citar pessoas, fazer grupos de bate-papo. Seus contatos podem comentar e curtir o que voce postou.  

Vejam acima minha página (?) "Meus posts" no meu WeChat. Dá para por uma "foto de capa" e uma "foto do perfil" como no Facebook e logo abaixo aparecem os links para as postagens. Como podem ver, não sou muito ativa nas redes sociais, hehehehe!



Aqui acima, da esquerda para a direita, a primeira imagem é da página "eu". Minha carinha, meu nome e meu código QR que serve, entre outras coisas, para que quando conhecer alguém e quiser adicioná-lo aos meus contatos ele possa simplesmente usar a câmera do seu telefone para escanear o meu QR e minhas informações de contato serão transmitidas para ele. Sabido isto! Nesta página também tenho acesso às minhas postagens, que aparecem na segunda imagem, com a data, uma fotinho e um comentário. Clicando em cima ela se abre com os detalhes. Na última imagem coloquei um exemplo de bate-papo. No caso eu e a Xiang, a ayi, lembram-se dela? Que chicura... em chinês ... me achando! 

Voltando à primeira imagem acima, está a maior sacada dos criadores do  WeChat: a "carteira". Sabe o que se pode fazer aqui? 



Abrindo a "carteira", vejam que fantástico! Posso fazer pagamentos, transferir dinheiro para a conta de um amigo, colocar dinheiro na conta do meu telefone, chamar um taxi, verificar horários de trens e voos e comprar passagens, comprar entradas para cinema (segunda imagem) e ainda fazer uma doação para uma entidade beneficente (terceira imagem). Na página do cinema posso até assistir ao trailer do filme. 
A mágica é o tal do "light weight app". Isto é, o WeChat coloca disponíveis numa mesma plataforma vários serviços que geralmente você teria que acessar e baixar separados. Estas empresas precisam se cadastrar e tornarem-se "contas oficiais" do WeChat (já são mais de 10 milhões delas).  Se quiserem saber mais sobre a genialidade do formato do WeChat leiam este artigo: When One App Rules Them All: The Case of WeChat and Mobile in China. Tirei algumas informações dele. 
Aqui abaixo outros recursos na página "momentos", mais ou menos como a "página inicial" do Facebbok: tradução (péssima, olha como traduziram a mensagem da Xiang); álbum de fotos; curtir e comentar postagens. 


O WeChat nasceu para o telefone celular e funciona melhor nele, mas também pode-se baixá-lo no computador. Há questões de censura e algumas limitações de postagens de conteúdo devido à esta mesma censura. Alguns serviços só estão disponíveis na China, mas você pode baixar o WeChat no Brasil, sabia?! É gratuito. Por que não experimenta? Pode ser divertido!

Zai jian 再见。

Nenhum comentário:

Postar um comentário