quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Seja de qual cultura, seja de qual estrato social. Seja criança!


Um pouco de simplicidade e carinhas bonitas para alegrar o dia.
Estas são crianças de minorias étnicas do sul da China, das províncias de Guizhou e Guangxi.
As fotos são amadoras, sem filtros, são minhas, mas os modelos valem a pena. 


Muito atarantadas as meninas da etnia Dong brincam de casinha. 



Estas são crianças da etnia Miao. Os Miao são quase 9 milhões na China, mas também espalham-se por território de outros países do sudeste asiático como o Vietnã e o Laos.


Apesar de pertencerem a culturas diferentes, falarem sua própria língua e terem seus próprios costumes, muitas minorias adotam vários dos hábitos dos Han (grupo dominante na China). Acima, como de costume na cultura chinesa,  a avó da etnia Dong carrega os dois netos que ficam aos seus cuidados.


Jeitinho Dong de carregar o filhote.


Na vila de LongShan, meninos de outra etnia, os Zhuang, brincam de carrinho. 


Na cidade de RongJiang, fazendo um lanchinho na calçada, uma mãe Dong e sua filha. Sua identidade étnica está presente nos detalhes da roupa.


Em BaSha os irmãos estranharam a minha cara "diferente".


São muitos os meninos Dong na vila de ZhaoXing que andam de moto pra cima e pra baixo, assim, de chinelo, sem capacete, .... olhando pra trás sem prestar atencão! Selvagens!


Mas alguns ainda se contentam com uma bola.


Ou com o pedacinho de pau que encontrou no chão e que agarra quando você chega perto... criança, uai!


Esconde-esconde?


Meninas tem sempre tanto o que falar. E sempre tão curiosas.... "Será que estão falando de mim?" hahahaha


E tem sempre os aficcionados por computador.


Criança gosta de doce, né? Pirulito: porcaria internacional!



Mas, no fundo, criança gosta mesmo é de criança. Um amigo, um parceiro. Quem não gosta?


Curiosidade e tempo para descobrir e se encantar com as pequenas coisas da vida. Seja de qual cultura, seja de qual estrato social, de qualquer lugar do mundo. Seja criança!

Zai jian crianças.

PS: Este post foi inspirado nos meus alunos. Quando chego na sala de aula e digo, "Bom dia, crianças", eles ficam intrigados achando que aprenderam português errado. "Professora, não somos crianças, já estamos na universidade", e eu repito, "Ok, crianças!" Eles ainda vão entender que traduções literais são coisa para adultos sem imaginação.

4 comentários:

  1. Glaucia adorei as fotos, a criança como ela é... Ou como deveria ser! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as fotos, Glau! Saudade de você. A propósito, apesar de serem outra etnia, olhando daqui parecem todos iguais (racismo meu!). Você percebe diferença física? Ou a diferença étnica é só cultural mesmo (língua, cultura, tradições). Outra coisa interessante é que 9 milhões é quase a população do Paraná. Na China, por outro lado, é nada! São muitos os contrastes. Confesso que tenho certa inveja de você! Abraço e continue postando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernando. Como você não consegue ver a diferença física????? Brincadeira. Mas, há diferenças sim. Algumas bem marcantes, outras imperceptíveis. Falam línguas de troncos diferentes ou muito parecidas. Têm práticas religiosas parecidas e alguns valores pasteurizados dos Han e outros muito peculiares de sua etnia. Cada caso é um caso. Muito interessante! Abração, querido.

      Excluir