quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Natal em Beijing

Ni hao pessoal,

Decoração de Natal num shopping em Beijing.



Este ano vamos ficar por aqui durante as festas de fim de ano. Eu tenho que trabalhar. Não tem Papai Noel simpático nem menino Jesus fofinho capaz de convencer o governo chinês que é feriado, poxa!!! É estranho, apesar de haver decoração natalina por todo canto, não tem aquele ar de festa, de verão chegando, de expectativa, de todas as festas de fim de ano...  ai, ai. Que saudades! Aqui será um dia comum. 





Sensação esquisita. Eu sei que tem gente que nem liga pro Natal, ou mesmo que detesta esta época, mas eu adoro! Adoro a oportunidade de reunir as pessoas queridas, de celebrar o encontro, de fazer festa. 

Também é o meu aniversário e aí eu gosto mais ainda! Sempre ganho presentes duplos dos amigos mais próximos e da família. Uhu!!! Uma conquista árdua depois de muitas lutas travadas desde a mais tenra idade.

Decoração de Natal numa rede coreana de supermercados.


Pelo menos aquelas loucuras de final de ano no Brasil, de lojas e supermercados cheios e com filas gigantes, não acontecem por aqui nesta época. Na verdade, está tudo até mais vazio e cheio de promoções e descontos, às vésperas do Nata! É que o grande auê vai acontecer no ano novo chinês, no início de fevereiro de 2016. Aí sim vai ser uma loucura. 







E como já disse no post do ano passado, Shèngdàn jié kuàilè! 圣诞节快乐, a cultura chinesa é super sincrética, absorve tudo que julga bacana e incorpora à sua própria tradição. Veja o exemplo dos nossos vizinhos chineses. Na porta de entrada de seu apartamento penduram faixas em mandarim que desejam boa sorte e prosperidade. Estão lá desde o início do ano. Na semana passada acrescentaram mais um ornamento: uma guirlanda de Natal.  Veja como ficou:




Meus alunos, que não são nem cristãos nem têm religião alguma, compreenderam o sentido e a beleza da celebração do Natal, não como uma invenção religiosa nem um golpe de consumismo leviano, mas como uma celebração do amor pelo próximo, do calor humano e da alegria de viver. Coisas tão brasileiras. Que a gente se lembre!  Então pessoal, quero desejar a todos um grande Natal, quentinho de calor humano, muito feliz! 

Shèngdàn jié kuàilè! 圣诞节快乐




Nenhum comentário:

Postar um comentário