sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Xie xie. Zai jian!



Meus pupilos e eu fazendo pose no campus da Universidade de Pequim.

Na foto acima estão meus pupilos queridos dias antes da sua formatura na Universidade de Pequim. Isso foi em junho passado. Desde então, cada um tomou um destino diferente: duas foram trabalhar para empreiteiras chinesas na África, duas estão fazendo mestrado na Austrália e outra na Inglaterra, os meninos estão fazendo mestrado em Beijing, uma das meninas arrumou trabalho também em Beijing. E eu.., bem, eu vim morar no México! 


Inventei o "Chinesices" para poder compartilhar experiências com todos que se interessam pela China. Isto foi em 2014, na segunda vez que lá fui viver. Esperei amadurecer minha compreensão sobre os chineses (dá-lhe leitura e vivência) antes de arriscar escrever, estar mais segura, afinal, como falei em Para entrar no ritmo, viver na China não é para amadores! 

Para aqueles que acompanharam o blog, agradeço de coração e espero que tenham se divertido com o tom que adotei. Quis de maneira simples e com humor poder ajudar a compreender um pouco sobre um povo e sua cultura tão distinta da nossa. 

Acho que fui muito feliz escrevendo o blog, me diverti à beça e tive mais visualizações do que podia imaginar (apesar de não publicar há quase um ano): mais de 162 mil! É gente pra caramba! Confesso que assusta. 

Pensei neste derradeiro post em fazer uma retrospectiva de tudo que contei pra vocês aqui no Chinesices, em falar mais sobre mim talvez, contar coisas pessoais (como por exemplo que a editora do blog é a minha filhota), em prometer um outro blog, agradecer à China e aos chineses, à vida pela oportunidade, aos brazucas e estrangeiros que conheci e pelos quais me apaixonei na China, mas... ainda tinha tanta coisa pra contar...

Ah, caraca! Quem eu quero enganar? EU SOU PÉSSIMA COM DESPEDIDAS e este vai ser o pior post que já escrevi.

Vou parar por aqui. Já não vivo mais na China. Por tanto tempo me senti em casa de ponta-cabeça e tantas vezes me senti mais chinesa que brasileira. "Pero, ya no más." 

De qualquer maneira, um blog sobre chinesices deve "lacrar" com um chinês, de preferência um bem fofinho (ai, como são lindinhos os bebês chineses!). Tchan, tchan, tchan... senhoras e senhores, apresento-lhes o pequeno Xiao Kang! 

Olha a cara de malandrinho!
Xiao Kang.



Suzi barriguda.

Como o post mais lido de todos, disparado, foi o que escrevi sobre a Suzi, Uma chinesinha bem igualzinho a tantas brasileirinhas, e como a Suzi foi de todos os chineses, disparado, a mais querida (biede peng you, dui bu qi), nada mais justo que encerrar o blog dedicando esta postagem à Suzi, ao Wu e ao mais novo integrante da família, o pequeno Xiao Kang. Xie xie, Suzi peng you. A vida na China teve mais graça com a sua ajuda e carinho. 

A Suzi e o Wu tiveram bebê em outubro. A todos que acompanharam sua história por aqui, "a vida tem sido boa com a Suzi, ela merece, nós merecemos."

Vida longa ao Xiao Kang!


Xiao Kang e o papai Wu.






Suzi e Xiao Kang. 















E porque um final é na verdade sempre só mais um começo.



O Chinesices se despede aqui com muita gratidão, XIE XIE. E se tudo correr bem, ZAI JIAN! 


Glau Zuniga.


PS: Serei sempre grata a todos na Universidade de Pequim que me receberam com tanto carinho e respeito, em especial ao Professor Hu por ter me dado a oportunidade de desenvolver um dos trabalhos mais prazerosos que já tive, por me aceitar com minha cara de pau sem guang xi nem nada. Valeu, Hu!



2 comentários:

  1. Muito obrigada pelos relatos interessantes e pelas leituras divertidas. Aprendi muito através de você e espero que tenhas a oportunidade (e a vontade) de escrever mais coisas, para nosso deleite! Sucesso nel Mexico!!!

    ResponderExcluir