quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Natal em Beijing

Ni hao pessoal,

Decoração de Natal num shopping em Beijing.



Este ano vamos ficar por aqui durante as festas de fim de ano. Eu tenho que trabalhar. Não tem Papai Noel simpático nem menino Jesus fofinho capaz de convencer o governo chinês que é feriado, poxa!!! É estranho, apesar de haver decoração natalina por todo canto, não tem aquele ar de festa, de verão chegando, de expectativa, de todas as festas de fim de ano...  ai, ai. Que saudades! Aqui será um dia comum. 




quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Seja de qual cultura, seja de qual estrato social. Seja criança!


Um pouco de simplicidade e carinhas bonitas para alegrar o dia.
Estas são crianças de minorias étnicas do sul da China, das províncias de Guizhou e Guangxi.
As fotos são amadoras, sem filtros, são minhas, mas os modelos valem a pena. 


Muito atarantadas as meninas da etnia Dong brincam de casinha. 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Nós batemos papo: WeChat - WeiXin 微信

WeChat, sim nós batemos papo, mas também fazemos muito, muito mais do que apenas blá, blá, blá. 


WeChat, ou como se chama por aqui, WeiXin, literalmente quer dizer, "micro carta" mas, de micro deve ter só o chip do telefone! É o maior aplicativo de mensagens do mundo!!! Uma bela chinesice!



Foi lançado em janeiro de 2011 pela Tencent, uma das maiores empresas de internet do mundo. E pasmem, nem cinco anos depois de lançado tem mais de um bilhão, sim um bilhão, de inscritos e mais de 700 milhões ativos. Destes, a bagatela de 70 milhões apenas fora da China. Meu Deus, é tudo superlativo! 

É como ter WhatsApp, Facebook, Twitter, Skype, tudo ao mesmo tempo junto. Isto se pensarmos somente em redes sociais. Mas, o mais incrível, aquilo no que o WeChat inovou, foi na conexão com os "light weight apps", só para começar. 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Voltei para a universidade!

大家好! Olá pessoal!

Eu sei, eu sei. Abandonei o Chinesices, mea culpa. Mas, foi por uma boa causa (além de uma crise de inspiração que não imaginava ser possível): voltei para a universidade como havia me proposto. Sim, sim. Mas, como o mundo dá voltas e eu ainda por cima (ou por baixo) estou de ponta-cabeça, troquei de lugar e agora estou ensinando. Chinês???? Ahahahaa, quem me dera! 

domingo, 14 de junho de 2015

Pela vizinhança.

A melhor maneira de se conhecer um lugar é andando pelas ruas, explorando cantinhos escondidos, observando a vida como ela é. Eu sou uma andarilha urbanóide. Sou capaz de caminhar por horas a fio enlevada pela paisagem, pelos cheiros, pelas cores, pelos sons, mas especialmente pelas pessoas. Cada coisa que descubro!!!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Gan Bei - 干杯 !!!

Muitos costumes na China têm se transformado numa velocidade alucinante. Alguns, no entanto, persistem e coexistem com certas modernidades como por exemplo a de tomar bebidas geladas.  Tradicionalmente serve-se chá morno durante as refeições. Água é considerada muito simples pra ser servida a convidados, mas quando ela aparece é morninha. Chama-se kai shui (开水) que é a água da torneira que foi fervida e depois resfriada à temperatura ambiente. Sabe que é bom? 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

"CHINROLATION"

Da jia hao! 大家好!Olá pessoal!

Lembra quando você resolveu que ia aprender falar inglês? Ou qualquer outra língua que não seja sua língua materna, francês, russo, tupi-guarani? Como foram as primeiras lições? Êxtase total, uma alegria quase infantil?

quarta-feira, 20 de maio de 2015

A mulher do senhor Ling Ling.

Lá estava o senhor Ling Ling na mesma vila onde nasceu e sempre viveu, perdido em seus pensamentos, acocorado a pitar seu mata-rato baratinho, como fazem os chineses quando precisam por a cachola pra funcionar. 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O maravilhoso mundo novo chinês - Dashanzi Distrito de Arte.


Bem-vindo ao maravilhoso mundo novo chinês, real com uma pitada de cinismo: a China pelos chineses. 



Um dos lugares mais fascinantes de Beijing é o Distrito de Arte Dashanzi, ou como é mais conhecido, o 798 (qi jiu ba).  É um lugar onde tudo pode acontecer, tudo pode ser criado, representado, performado. Há desde grandes ateliers e galerias de artistas plásticos famosos - e muito ricos -  até pequenas oficinas que resgatam cacos de porcelana antiga (que foram obrigados a jogar fora durante os anos de repressão da Revolução Cultural) e os transformam em peças de bijuteria.  



segunda-feira, 27 de abril de 2015

Chinesando

Peng you men 朋友门 (amigos),


Neste ano que passou, como acompanharam aqui no blog, me reencantei com a China, fotografei, brinquei, passeei até ... fiquei brava, chorei, esperneei, quis esganar um par de chineses e outros de gringos também. Mas fiz as pazes, me acomodei e finalmente me reapaixonei por este lugar.

Eu amo a China!!!!! Estou feliz da vida pendurada de ponta-cabeça.



quarta-feira, 15 de abril de 2015

Feliz Aniversário - Zhu ni sheng ri kuai le

祝你生日快了 - Zhu ni sheng ri kuai le! 

Um ano de chinesices! Viva eu, viva tu (por prestigiar), viva o rabo do tatu! 

E o que mais adequado do que o bom e velho "Parabéns pra você" em versão infantil cheio de chinesices! Então lá vai! Cuidado com tanta fofura.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Você: cara pálida; mim: cara brazuca.


E quando acho que estou safa, que nenhuma chinesice me surpreende mais, lá vem um balde de água gelada de realidade pra me deixar esperta. 

Coisa simples fazer uma foto pra documento, né? Pode ser. Um clique aqui, uma impressão ali, e pronto. Sempre saem horríveis mesmo. A não ser que você resolva aproveitar o tempo que está fazendo compras no mercadinho para tirar a foto naquele estúdio de 1 mali na portinha do lado do caixa.

sábado, 7 de março de 2015

Muito prazer, me chamo Su Qing (苏青)

Os cabelereiros Tony, Marcel e Louis.
 
Os chineses mais jovens são encantados com tudo que lembra o ocidente, especialmente os Estados Unidos. Roupas, música, moda, comida. Por isso, assim como aqueles que têm que lidar com ocidentais, acabam adotando um nome estrangeiro. Aparecem muitos Jacks e Janes, mas também uns nomes diferentões. Conheço uma menina cujos pais adotaram o nome "Cheetah" pra ela. Sim, chita, o felino. Mas, sabe que a gente acaba se acostumando depois de um tempo. 




sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Kit básico de sobrevivência.

Kit básico de sobrevivência para passeios na China: lencinhos de papel, lencinhos umedecidos e desinfetante para as mãos. Não saia de casa sem eles. Ah, e leve sempre uma barrinha de cereais, pois dependendo do buraco em que você for se enfiar, pode nem encontrar um lanchinho que se adeque a seu paladar. 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Xin Nian Kuai Le! Feliz Ano Novo!

Este é o Ano do Carneiro!! 
 
Nosso carneirinho de pelúcia. Veio como presente na cesta de Ano Novo que o sindicato mandou. Os óculos são meu toque pessoal.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Gay ou não gay, eis a questão.

Assunto delicado este, mas vou arriscar porque acredito que pode ser esclarecedor, ou até mesmo provacador. Vamos ver. 

Minhas inquietações sobre visão de mundo e valores fazem parte do que eu sou. Tendo sido exposta desde pequena à diferentes culturas é natural que tenha despertado o interesse e a curiosidade sobre as pessoas, sobre as mentalidades, e que consequentemente tenha dedicado boa parte do meu tempo estudando e refletindo sobre estas questões. 

Como o feminino e o masculino, sexualidade e afetividade e os respectivos papéis socias de cada gênero são percebidos e vividos em diferentes épocas e em diferentes lugares é, para mim, uma destas questões interessantes. No entanto, aqui não há a pretensão de escrever um texto acadêmico nem tampouco sair em defesa de um ou de outro ponto de vista. Quero contar uma situação que vivi e que me deixou ainda mais intrigada e curiosa da condição humana. Blá, blá, blá... Então lá vai.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Chineses em preto e branco.

 Brincadeira Fotográfica II.
Desta vez em preto e branco.

Chineses das etnias Dong, Zhuang e Miao do sul do país.



Esperando o tempo passar.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Civilizando... pasteurizando...

Assim não dá! Como se não bastasse o acirramento com a internet que não me deixou publicar nadica este mês, mais esta agora! Fecharam o mercadão perto de casa!!! Esta campanha do governo de pasteurização da cidade já deu pra bola. Daqui a pouco Beijing vai ficar igual a qualquer metrópole do mundo, sem seu charme próprio, sem suas idiossincrasias.