quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Chinesice que assusta.

Hoje quero falar da China que assusta. Minha inspiração: pela enésima vez vejo a CNN ou a BBC saírem do ar ao reportarem assuntos que são proibidos pelo governo central. É preciso esclarecer que TV a cabo é, em tese, ilegal na China, desta forma eu nem tenho como reclamar das interrupções na transmissão. Apenas condomínios e hotéis que recebem estrangeiros podem veicular alguns canais a cabo meio que por baixo dos panos, como é o caso daqui de casa. Cidadãos locais não têm acesso aos canais a cabo e eu apenas publico este blog porque pago por uma VPN privada (a qual tenho quase certeza que também é monitorada e que às vezes me deixa na mão) porque o Google não abre aqui. Então, assusta!!! 



Assuntos proibidos ou considerados tabu são os clássicos três Ts: Tiananmen, Tibet e Taiwan. No entanto, há muitos outros e o de hoje, que tirou a CNN do ar, foi sobre os protestos pró-democracia em Hong Kong. Qualquer notícia que diga respeito a tais assuntos passa pelo filtro do governo central antes de ser divulgada.  O crivo ideológico é tão absurdo que seria cômico se não fosse trágico. 
Um manifestante caminha pelo distrito central de Hong Kong com um cartaz que diz "Mantenha a calma e nunca desista", em 6 de outubro de 2014 (Benjamin Chasteen/Epoch Times)

Exemplo: um dos jornais com edição em inglês (infelizmente meu chinês ainda não me permite ler jornais em chinês...ainda!!!), o Global Times, afirmou na edição de hoje que os protestos em Hong Kong são "resultado de forças externas que estão tentando usar Hong Kong como meio de desestabilizar a China continental". Forças externas???? A China não precisa de forças externas para causar instabilidade, a oposição interna é enorme!!!! Ela é grande o suficiente para obrigar o governo a gastar mais com segurança interna do que com segurança externa. Apenas não é divulgada. Confira o artigo original e vazio de conteúdo, apenas pro-forma, em http://www.globaltimes.cn/content/885027.shtml

Se você tiver curiosidade para entender como a mídia opera por aqui, pode checar outros jornais com publicação em inglês: http://www.chinadaily.com.cn/. Há também sítios em português: http://portuguese.cri.cn/ e http://hojemacau.com.mo/?tag=china-daily. São todos do governo e na verdade funcionam apenas como máquina de propaganda. Divirta-se ou inquiete-se!

O que posso sugerir para quem busca uma outra visão sobre os fatos deste lado de cá, com versões em português e inglês, é o Epoch Times em http://www.epochtimes.com.br/categoria/china/. Acho que vale a pena.
 
Chineses protestam fora da China. Aqui em Bruxelas, na Bélgica, em julho passado.

Lembrem-se de que a China é um lugar sui generis pois, apesar de ter adotado uma "economia de mercado" (cujo maior capitalista é o Partido Comunista), é um país que vive numa ditadura opressora de um só partido.  Confesso que viver num lugar onde você é obrigado a se registrar na polícia do bairro sempre que chega de volta, onde sabe que pode estar sendo vigiado e onde não pode manifestar-se com liberdade é um tanto assustador. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário