segunda-feira, 12 de maio de 2014

Feira de Noivos???

Por esta chinesice nem eu esperava! Alguém já ouviu falar em feira de noivos?  Eu já tinha ouvido falar, mas achava que era lenda. Mas não, existe mesmo e com muita frequência. Foi um destes eventos que presenciei em um parque lotado durante um sábado à tarde em Xangai. Na verdade, não se pode chamar de feiras,  porque seria ofensivo, me disseram, não há nada à venda, são chamadas de "xiang qin hui", no inglês a tradução é "blind date". Não gosto muito da tradução para o português que é "encontro às escuras", então vou chamar de feira mesmo! Sem ofensas.


Se você imaginou um grande encontro entre mocinhas e moçoilos casadoiros vestidos com suas melhores roupas, cheirosinhos e loucos de vontade de encontrar a sua cara metade, ... errou!!! Eles nem apareceram. Mas, os seus pais, tios ou até mesmo avós estavam lá. Hã????
Feira de noivos no Parque do Povo, Xangai (visão parcial).
Fui especular com o pessoal por aqui e descobri um monte de coisas curiosas. Por exemplo, descobri que estas feiras acontecem nas cidades grandes porque nas cidades pequenas e nos vilarejos não há necessidade de feiras. Lá existem pessoas que fazem este papel. Eles vão nas casas das famílias que têm solteiros que já deveriam ter se casado e oferecem seus préstimos. Geralmente na casa dos moços. Quando encontram uma moça que julgam ser ideal, fazem as apresentações e se rolar um casório, o "agente" ganha um dinheirinho.


Aqui eles colocam as "fichas" sobre guarda-chuvas abertos. Simbólico?
É bom esclarecer algumas coisas: geralmente a pessoa já passou dos 30 anos quando os pais "apelam" para as feiras ou para os agentes nas vilas. Começam a se preocupar com a sua própria velhice, pois sem netos seu papel na sociedade fica diminuto. Por aqui é função dos avós cuidar dos netos. Da mesma forma que é papel do filho homem cuidar dos pais na velhice (isto explica muita coisa). Fazem isto porque os filhos não têm tempo para namorar!!!!! Verdade!!!! Trabalham demais e vivem cansados com o corre-corre do cotidiano, pelo menos é isto que afirmam. De fato, este é um fenômeno da modernidade na China. Há 50 anos não havia as feiras, muitas coisas mudaram no estilo de vida chinês, no entanto, instituições tradicionais como o casamento não perderam seu grau de importância.

Fichas de duas moças. No título: "Procura-se casamento".
A feira funciona assim: um dos pais, ou os dois, ou algum parente mais velho responsável pela pessoa solteira que precisa ou quer casar (assume-se que haja o consentimento do pretendente, mas às vezes os pais vão sem consultar o interessado) leva uma plaquinha com os dados do solteiro para o parque e procura encontrar um par para ele. Nas "fichas" há informações como sexo, data de nascimento (que é muito importante para já saberem se os signos combinam), peso e altura, grau de instrução, trabalho e até sobre sua índole. Eu, hein!


Às vezes um pequeno histórico da pessoa é incluído.  Há coisas que julgamos indiscretas, como por exemplo se a pessoa é namoradeira ou tradicional (claro que só colocam se ela é tradicional hehehe) e se tem carro ou apartamento próprio. São coisas muito práticas, como são os chineses quando o assunto diz respeito às coisas mais importantes da vida para eles, como é considerado o casamento. Conta pontos se o futuro parceiro tem um "Hukou", que é uma licença exigida para morar e trabalhar legalmente em algumas cidades como Pequim e Xangai.


Esta mãe bem feliz fazendo propaganda do rebento.
Já este parece não ver a hora da bagunça acabar.








A dona da agência.

Também se pode contratar agências especializadas que levam vários anúncios para a feira. Estes são mais profissionais. Mas, há anúncios de todo tipo. Desde daqueles feitos à mão em papel pardo até os super bem bolados ou os padronizados como os das agências. Esta senhora aqui na foto ao lado até apareceu num programa de TV de tanto casamento que já promoveu. Pelo jeito ficou bem famosa.




É muito interessante (porque não são os meus pais, claro) ver o movimento todo dos pais, trocando informações, fazendo perguntas e comentários de todo tipo sobre a vida dos filhos ausentes, "meu filho adora macarrão, tem que comer todo dia." e o outro, "ai, não sei não, minha filha engorda muito fácil, macarrão todo dia ... ?" E por aí vai.

Duas mães trocando número de telefone depois de terem achado que seus filhos combinam.



Será que esta vai cuidar da gente direitinho quando formos velhinhos?
Muito raramente aparece um rapaz ou moçoila na feira. Geralmente são os mais bonitões e ficam todos empertigados ao lado dos pais bem exibidos. 

Fiquei sabendo mais tarde que existem também feiras para pessoas mais velhas que são viúvas, divorciadas ou também que nunca se casaram. Mas daí, acho que são eles mesmos que vão. Se bem que se fosse eu para organizar esta feira dos cinquentões +,  iria colocar os filhos deles para o papel de cupidos. Nada mais justo!




2 comentários: