terça-feira, 6 de maio de 2014

Roupa suja se lava em casa, mas se pendura na rua.


Varal de varas de bambu. Será que "varal" vem de vara?


Imagina que você mora num quarto e sala bem apertado. Não tem banheiro dentro de casa e há apenas um pequeno espaço para preparar refeições. Quando precisar fazer as necessidades você tem que ir até o banheiro público que fica a poucos metros de casa. Para tomar um banho você tem que ir à casa de banho do "condomínio". Imaginou? 



Pois é assim que vive a maioria da população nas grandes cidades da China. Sabendo disto fica mais fácil de entender algumas chinesices. 

Uma destas coisas que achamos esquisitas é estender as roupas lavadas para secar nas ruas como se fosse no quintal de casa. Também estendem em varais do lado de fora das janelas de edifícios, mas com isto estamos acostumados. Agora, roupas íntimas espalhadas pelas vias públicas? Esquisito, né? 





Reclusas a espaços mínimos, as pessoas acabam levando muito das suas atividades, e da vida mesmo, para fora da porta de casa. Cozinhar geralmente acontece do lado de fora, por exemplo. Até porque algumas vezes uma torneira de água é compartilhada com outras famílias. 


No canteiro de uma avenida.
Desta forma, muitas das atividades que consideramos como "privadas" acontecem no espaço "público", nas pequenas varandas e pátios, nas áreas comuns dos condomínios e também nas vias públicas como calçadas e ruas. Estes espaços, até certo limite, são vistos como uma extensão do espaço de casa.
 


Este é mais organizadinho. É um varal público!

 O que acaba acontecendo é que a vida nas ruas, nos parques, nos espaços comunitários em geral, fica super intensa e colorida. Há dança, cantoria, jogatina, tai chi chuan, barulho, barulho e mais barulho e claro, roupa pendurada até em cabos de eletricidade.



Que bagunça! Como conseguiram pendurar lá nos fios de luz?















Pode isto?

Mais varas de bambu.

Até parece uma instalação artística.





Nenhum comentário:

Postar um comentário