sexta-feira, 27 de junho de 2014

O Cloisonné Tradicional

Vaso cloisonné
Aqui, um pouco de cultura e arte tradicional para quem aprecia.


Os utensílios em Cloisonné foram introduzidos na China durante a Dinastia Yuan (1280 – 1368 AC) e ficaram mais populares durante a Dinastia Ming (1450 – 1457 AC). A técnica também é conhecida como "esmalte sobre arame em corpo de cobre". Hoje em dia é largamente utilizada em objetos decorativos, principalmente vasos que são feitos à mão, finamente acabados e bastante caros. 

A seguir o que aprendi numa visita à uma fábrica em Pequim. 


A produção de um vaso JinTai Lan, como são conhecidos, deve envolver os cinco elementos da natureza na cultura chinesa: madeira, metal, água, fogo e terra.  

O processo é demorado e muito elaborado. Sobre uma base moldada em cobre (metal), fiozinhos retorcidos, também feitos de cobre, são delicadamente colados formando desenhos cheios de detalhes. Os desenhos têm motivos variados e vão depender da imaginação do artista. 



Cada fiozinho é colado à mão, um de cada vez.
 Preenchimento das células.



Na fase seguinte o esmalte feito a partir da utilização de elementos minerais retirados do solo (terra) é colocado nos pequenos espaços, chamados de células, entre os fios de cobre sobre a superfície do vaso. Para isso usam pequenas pipetas ou pincéis. O objeto é então queimado em forno (fogo) para depois retornar e receber mais outra camada de esmalte. O processo vai se repetir até que as células sejam totalmente preenchidas com várias camadas sobrepostas de esmalte. 





O quarto passo é o polimento com água (o quarto elemento) e pedra. Um processo primitivo e trabalhoso que é finalizado com um polimento que dá brilho à superfície. Finalmente recebe um banho de ouro que vai produzir uma reação química e uma corrente elétrica sobre as partes expostas de metal. Depois de pronto o vaso é colocado sobre uma base de madeira que o sustenta e que representa o último elemento no conjunto da obra.



Conjunto de vasos à venda pela bagatela de 44.800 Yuan (aprox. R$ 16.000,00)
Assim, são unidos num conjunto harmônico os cinco elementos: madeira, metal, água, fogo e terra. Um luxo para poucos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário