Botequinho decorado para receber seus clientes para festa da Copa - Pequim. |
Alguém pode me explicar por que numa reportagem da CNN sobre a presença do Exército em "áreas perigosas" (leia-se pobres) aparece um jumento desfilando livremente pelas ruas? Vão me perguntar por aqui se é de criação, se a gente também aprecia carne de jumento (recheio mais comum dos salgados por aqui)!!!!! Por este lado do planeta o que se fala é sobre as obras inacabadas, o custo absurdo da copa, das greves e protestos. Pelo menos isto tudo não é nenhum estereótipo...infelizmente.
Olha a camiseta que está a venda numa loja de produtos esportivos num dos lugares mais badalados da cidade. Ela custa mais ou menos uns R$ 75,00 e vem nas versões masculina e feminina, em azul ou em amarelo: "Eu sou do Brasil - Cadê o Estádio de Futebol?"
Esta doeu! Dizer o quê? |
Mas, espero que a gente faça bonito e que nada estrague a nossa imagem de povo amistoso, gente legal. Explico: por algum e por vários motivos na grande maioria dos países é sempre bacana dizer que é brasileiro. Te tratam com mais paciência e até simpatia. Afinal, a gente não anda em grupos de 100 ou mais fazendo uma zona danada e atrapalhando, quando não entendemos a língua do local não perguntamos "do you speak my language?", e por aí vai. Mesmo antes de ficarmos mais ricos e sair gastando por tudo que é shopping, free shop, outlet e lojinhas de souvenir mundo afora, faz tempo já éramos queridos. Somos bem simpáticos mesmo :) E como adoramos colocar carinhas felizes nas mídias sociais :) ;)
Parece que a China inteira vai estar torcendo para a seleção verde e amarela.
Febre de produtos com cara de Brasil espalhados por todos os cantos.
Ele não tem ideia do que diz na camiseta. |
Ontem mesmo peguei um motorista de taxi de mau humor. Daqueles que olham pra sua cara "nariguda" (igual a de todos os gringos) e já emburram. Mas, quando vi que ele tinha uma daquelas capinhas de proteção de volante do time de futebol daqui de Pequim, o GuoAn, aproveitei pra puxar papo. Perguntei se ele gostava de futebol e ele murmurou qualquer coisa incompreensível (motoristas de taxi têm um dialeto próprio). Não desisti e disse que eu perguntava por causa da capinha do GuoAn que ele tinha. Acho que ele disse que o carro não era dele e que ele nem estava aí pra tal capinha (um sujeito refinado). Incrível! Foi só eu dizer que era uma pena porque eu era brasileira e a Copa já ia começar..... ele nem me deixou terminar a frase e já abriu um sorrisão! "Ah, BaXi (Brasil)! Que legal! Brasil é legal!" E todo o astral mudou. Bem bacana! Bom, tem que ter alguma vantagem em ser brasileiro :) :)
Jia you BaXi!!!! Vamos lá Brasil!!!!
Estou tendo a mesma impressão sobre "gostarem de brasileiros" aqui na Italia. Vim pra cá preparada para enfrentar algum tipo de preconceito mas, quando sabem que somos brasileiros, abrem o maior sorriso e desarmam a típica cara emburrada que fazem no comércio. Interessante!!!
ResponderExcluirQue bacana, Stela. Tantas gentes, tantas trocas, e a gente deu nisso!!!!!
Excluir